Dicas de segurança para canteiros de obras

Dicas de segurança para canteiros de obras

 

Segurança nunca é demais! (imagem fonte: Reprodução / Internet)

Segurança nunca é demais! (imagem fonte: Reprodução / Internet)

O velho ditado diz que segurança nunca é demais. Em locais onde estão acontecendo obras, essa máxima deve ser levada ainda mais à risca! Um canteiro de obras mal estruturado é um espaço propício para prováveis acidentes, mas isso pode ser evitado se seguirmos uma lista de precauções.

Nesse post, traremos algumas dicas de segurança para canteiros de obra. É importante frisar que, apesar das informações serem relacionadas a construções maiores, as dicas também podem ser adequadas a obras menores, como as realizadas na sua casa ou no seu apartamento. Repetindo: segurança nunca é demais!

Sinalização

Canteiros de obras devem ser devidamente sinalizados para organizar o trabalho, evitar acidentes e melhorar o trânsito de pessoas em situações de emergência. Nesses espaços, são necessários cartazes e placas avisando quais trechos podem ter perigo de queda de materiais e identificação de locais com substâncias tóxicas. Informativos indicando vias de acesso para a circulação de veículos e equipamentos são essenciais.

Equipamento de segurança

Imagem fonte: Reprodução / Internet

Imagem fonte: Reprodução / Internet

É de extrema importância e necessidade a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante as obras. Capacetes, botas, óculos, luvas, respiradores e outros equipamentos pessoais devem ser utilizados para evitar ao máximo os danos causados por um possível acidente. A necessidade de cada utensílio depende do tipo de obra que está sendo realizada. É de obrigação da empresa responsável pelas obras ceder tais equipamentos, além de trocá-los por novos quando estiverem desgastados.

Organização e limpeza

Um canteiro de obras bem organizado propicia a otimização das atividades, redução de tempo na logística de entrega e recebimento de materiais, além da diminuição da possibilidade de acidentes. É recomendável fazer um planejamento para saber onde cada material vai estar no final de cada dia de trabalho. Outra dica é ter um almoxarifado eficiente, com identificações nos diferentes tipos de materiais que serão usados durante a obra.

Recorte de paredes e revestimento cerâmico

É recomendável que os recortes sejam realizados com o vento a favor do trabalhador, com o intuito de impedir que os resíduos o atinjam. Além disso, é importante que os cortes sejam realizados em vias úmidas para evitar a propagação de poeira. A operação de recorte das peças deve ser feita com serra mármore ou riscador, em uma bancada, para evitar problemas na postura do trabalhador e impedir acidentes.

Evitar parasitoses intestinais

Além da precaução tomada para evitar lesões externas ao corpo, é necessário também prestar atenção na possibilidade de problemas internos, como intoxicações. Recomenda-se lavar as mãos frequentemente, principalmente antes e depois das refeições e após mexer com a terra. É importante manter as unhas sempre limpas e cortadas, lavar bem frutas e verduras, andar calçado durante a fase de obras e beber água devidamente filtrada.

Via Cerbras

O que achou? Deixe um comentário.